Vai comprar pneus para a sua moto? Tire suas dúvidas e garanta a melhor escolha
1) Pneus tem prazo de validade?
Sim. Geralmente, o prazo de validade de um pneu de moto é de aproximadamente 5 anos.
2) Pneus fora da medida comprometem o desempenho da moto?
Sim. Pneu mais largo não traz melhor desempenho e nenhuma vantagem para o motociclista. Ao fazer a opção de compra fora dos padrões de fábrica, o desgaste na banda de rodagem é maior devido ao aumento da área de contato com o asfalto, dificultando a realização de manobras rápidas e curvas;
3) É possível colocar o pneu dianteiro na traseira da moto?
Não. O pneu traseiro é mais largo e robusto e auxilia na aceleração e frenagem da moto, além disso aguenta o peso do carona e de cargas. O dianteiro, que é mais estreito, tem a missão de ajudar a fazer as curvas. A inversão dessas funções afeta o desempenho e a estabilidade da motocicleta;
4) Devo usar a mesma marca de pneus dianteiro e traseiro?
Sim. O uso de marca ou modelos diferentes (dianteiro e traseiro) pode tornar a moto instável. Por isso, na hora da troca é importante substituir os pneus ao mesmo tempo, o que vai garantir a plena dirigibilidade do veículo;
5) O gasto de gasolina é maior se o pneu estiver murcho?
Sim. O pneu descalibrado faz com que a área de atrito com o solo seja maior. Se a moto for acelerada nessas condições, o motor tende a liberar mais combustível do que quando a calibragem está dentro dos padrões recomendados pelos fabricantes da moto;
6) Alinhamento e balanceamento de pneus são importantes?
Muito. São ajustes feitos para aumentar a vida útil dos pneus e auxiliar na segurança do piloto, evitando tombos e acidentes. Esse tipo de conserto deve ser realizado a cada três meses, mas se os pneus apresentarem desgaste excessivo, o alinhamento e balanceamento devem ser feitos imediatamente.
7) É permitido andar com pneu remold em motocicletas?
A resposta é não! A Resolução nº 158, de 22 de abril de 2004, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, proíbe o uso de pneus reformados em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos. Por questões de segurança, pneus de moto não podem receber uma nova banda;
8) O que são pneus radiais e diagonais?
São estruturas diferentes de pneus voltadas para usos diferentes. Os radiais, por exemplo, são indicados para motos de maior cilindrada que atingem altas velocidades. Já os pneus convencionais são voltados para motos de baixa cilindrada, off-road ou até mesmo em big-trail;
9) Como escolher o pneu ideal?
O primeiro passo para uma escolha assertiva, é seguir as recomendações do Manual do Proprietário da moto. Na hora da compra dos pneus, também é importante levar em conta o tipo de terreno que o veículo mais roda, para garantir os pneus ideais para o seu estilo de uso.
Não se esqueça!
• A calibragem correta dos pneus pode evitar acidentes e outros problemas de desempenho da moto;
• Se a roda ou aro apresentarem rachaduras, amassados ou trincados, recomenda-se a substituição imediata da peça que irá receber o pneu novo.