Conheça a nossas linhas:

SUSPENSÃO DA MOTOCICLETA

Projetada para reduzir trepidações e manter o controle da moto, o sistema pode perder sua função na falta de manutenção e desgaste das peças

Imagine se as rodas da sua moto não conseguissem acompanhar o subir e descer e as imperfeições do solo na hora de dirigir? Nessas condições, guiar uma motocicleta ofereceria risco total à integridade física do piloto, além de ser uma atitude completamente irresponsável por parte do condutor.

É justamente aí que entram as suspensões da motocicleta, que foram pensadas e projetadas para oferecerem a estabilidade e o conforto que o condutor precisa para dirigir.

Localizada na roda da moto, a peça é responsável por absorver impactos, mantendo o equilíbrio do veículo.

Entendendo as funcionalidades do sistema

De acordo com Luiz Carlos Ferreira, proprietário da Gordo Motos e especialista em mecânica de motos há 23 anos, existem duas configurações de garfos telescópicos: os convencionais e os invertidos. As peças (dianteira e traseira) trabalham em conjunto pela dirigibilidade da moto. “A função da suspensão dianteira é manter a borracha do pneu em contato com o solo, além de controlar o balanço do veículo causados pelas irregularidades do terreno. Já a suspensão traseira dá tração ao motociclista, mantendo sempre a roda traseira no chão”, explica.

Regulagem

Muitos motociclistas desconhecem os ajustes que precisam ser feitos na suspensão da moto. Um deles é o alinhamento do componente de acordo com o estilo de pilotagem e peso do condutor. O ajuste deve ser executado em uma oficina mecânica especializada.

Suspensões desreguladas promovem maior desgaste dos componentes do sistema. Com o excesso de impactos, os amortecedores ficam danificados gerando inconsistência e ruídos no veículo, degradação dos pneus e, em casos extremos, vazamentos no amortecedor.

É por essa razão que a manutenção do sistema de suspensão é fundamental para maior vida útil do veículo. “Com a suspensão mal regulada, a motocicleta perde aderência e equilíbrio nas curvas e nos pisos irregulares. Portanto, uma suspensão devidamente ajustada melhora a performance de qualquer tipo de motocicleta”, conclui Luiz Carlos.

Atenção!

Uma inspeção periódica do sistema de suspensão da moto deve ser realizada por um profissional. Portanto, ao menor sinal de problema procure ajuda especializada para fazer uma avaliação na motocicleta.

Posts relacionados

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Conteúdos exclusivos, novidades, notícias e muito mais